Para combater as ruguinhas indesejadas, homens e mulheres optam por vários tratamentos e procedimentos estéticos. E alguns se tornam queridinhos dos pacientes, como é o caso da toxina botulínica. Mas afinal, como é feito esse tratamento?

A toxina botulínica, popularmente chamada de botox, trabalha prevenindo ou amenizando rugas e linhas de expressão provocadas pelo envelhecimento natural da pele, má alimentação, tabagismo, exposição solar inapropriada, entre outros motivos. Essas marcas de expressão costumam surgir na região dos olhos, da testa ou no espaço entre as sobrancelhas.

Ao ser injetada, a toxina botulínica atua como se fosse um bloqueador, inibindo a contração muscular. O procedimento é rápido e não provoca dor, com o uso de um anestésico para proporcionar maior conforto ao paciente. A aplicação deve ser feita por profissionais especializados, como dermatologistas, e é realizada em consultório médico.

Para quem o tratamento com toxina botulínica é indicado?

O procedimento é indicado para pacientes que apresentam rugas e linhas de expressão. Mas é contraindicado para pacientes que apresentam alergia a algum componente da formulação da toxina botulínica, para grávidas e para portadores de doenças imunológicas.

Benefícios da toxina botulínica

A aplicação do botox traz uma série de vantagens para os pacientes que realizam esse tratamento, como:

O tratamento com a toxina botulínica também pode ser utilizado para modificar a posição das estruturas da face, como elevar as sobrancelhas, o canto da boca, empinar o nariz ou evitar que a gengiva fique exposta.

O resultado do botox pode ser visto depois de 48 horas e dura de 4 a no máximo 6 meses. O ideal é que o paciente faça o tratamento com toxina botulínica de maneira preventiva, evitando esperar o surgimento de novas rugas para fazer uma nova aplicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *